Contato: 31 99722-8640 / 31 3482-8002
Rua Gustavo Pena 44, Sala 402 | Horto, BH
Blog da Lau

Doação de óvulos

Categoria: Blog, Gravidez, Maternidade, Reprodução Assistida | Assuntos: Assuntos relacionados: , | Postado em: 20 de abril de 2017

O número de mulheres que estão adiando a gravidez para depois dos 40 anos está crescendo a cada dia.
Como já falamos muito aqui no blog, a fertilidade da mulher está diretamente relacionada com sua idade. A partir dos 35 anos, a chance de engravidar, a cada ano, diminui consideravelmente.

Muitas mulheres, quando procuram atendimento especializado, se deparam com a notícia de que sua reserva ovariana está muito baixa ou de que já tem padrões de menopausa, o que compromete os resultados de seus tratamentos.

Para essas mulheres, existe a possibilidade de gravidez a partir da doação de óvulos de mulheres mais jovens.

E quem pode doar?

Segundo recomendações do Conselho Federal de Medicina, de 2015, só podem ser doadoras de óvulos as mulheres que também estão sob tratamento de reprodução por outros fatores que não reserva ovariana. Portanto, as doadoras e receptoras devem estar sob tratamento.

A doação é sigilosa. A escolha da doadora é realizada pela equipe das clínicas de reprodução e se baseia em características físicas e laboratoriais compatíveis. A identidade de ambas é sempre preservada.
Num primeiro momento, doar óvulos pode soar muito estranho, mas é um ato de muita generosidade e altruísmo. É visto com muita alegria por mulheres que desejam serem mães e não conseguem.

E você, o que pensa sobre esse assunto?