Contato: 31 99722-8640 / 31 3482-8002
Rua Gustavo Pena 44, Sala 402 | Horto, BH
Blog da Lau

DST – Doenças sexualmente transmissíveis e infertilidade

Categoria: Blog, DST's | Assuntos: | Postado em: 7 de fevereiro de 2018

Já sabemos que as DST’s – Doenças sexualmente transmissíveis – são passadas por vírus e bactérias. As formas de contrair são inúmeras, a mais conhecida é através da relação sexual.

O que muitos não sabem é que elas também causam infertilidade. Como na maioria das vezes, são silenciosas em seu estágio inicial, grande parte das pessoas não sabem que estão afetadas. Por essa razão, é importante realizar exames periodicamente, principalmente para casais que pretendem realizar métodos de reprodução assistida.

Quando essas patologias não são diagnosticadas e tratadas a tempo, causam danos irreversíveis, principalmente nas mulheres. Danificam a tuba uterina, impedindo o espermatozoide de chegar ao óvulo. Algumas podem causar tumores, deixando sequelas irreversíveis.

Os homens também correm o risco de ficarem inférteis. Os sintomas demoram a aparecer, mas são igualmente perigosos. Podem inflamar o canal da urina, próstata e epidídimo, danificando os espermatozoides.
As DST’s que causam infertilidade são:

HPV
É um vírus que atualmente tem mais de 100 tipos reconhecidos, 20 dos quais podem afetar a parte genital. Todas as mulheres que tiveram câncer no colo do útero tinham HPV, mas não significa que quem tem a doença irá desenvolver.
E nos homens pode alterar a função testicular gerando grande risco de infertilidade.

Sífilis
Pode apresentar várias manifestações em diferentes estágios (primário secundário e terciário). Ela produz perda de gravidez por aborto e parto prematuro. A bactéria também possui a capacidade de atravessar a placenta, infectando o feto. Quando acontece, o bebê adquire sífilis congênita, que causa má formação cerebral.

Tricomoníase
A principal forma de transmissão é a sexual e tem como reservatório o colo uterino, vagina e a uretra. Quando ocorre na mulher, a doença pode enfraquecer a defesa do colo do útero, que fornece proteção contra outras infecções e levar à infertilidade.