Contato: 31 99722-8640 / 31 3482-8002
Rua Gustavo Pena 44, Sala 402 | Horto, BH
Blog da Lau

Infertilidade e avaliação

Categoria: Blog, Reprodução Assistida | Assuntos: Assuntos relacionados: | Postado em: 7 de dezembro de 2016

Você sabe o que é infertilidade e quando é hora de se preocupar?

A avaliação de infertilidade deve ser considerada se:

Você está tendo relações sexuais há 1 ano, sem proteção e não engravida.
Você tem mais de 35 anos e está tentando há 6 meses e não engravida
Você ou seu parceiro tem um fator conhecido de infertilidade
Seu ciclo menstrual é irregular

Causas
Existem várias causas para a infertilidade. Tanto o homem quanto a mulher podem ser responsáveis pela dificuldade de engravidar, por isso é necessário a avaliação do casal. Na mulher, uma avaliação da reserva ovariana e da ovulação – ainda avaliação dos órgãos internos – é necessária. É necessária, no homem, a avaliação da qualidade dos espermatozoides.

Para essas avaliações são solicitados exames de dosagens hormonais e exames de imagem à mulher; para o homem é solicitado o espermograma.

A idade é o principal influenciador na capacidade de gravidez. A mulher tem uma reserva ovariana fixa e, ao longo de sua vida, vai perdendo essa reserva. A capacidade de engravidar em um ciclo gira em torno de 20% e, com o passar da idade, essa porcentagem vai caindo, sendo que a queda é mais acentuada após os 35 anos. Com uma chance muito baixa próximo aos 40 anos. Uma avaliação médica sempre é importante para entender os motivos de não acontecer uma gravidez – e não deve ser protelada.

Além da idade, os hábitos de vida também influenciam na capacidade de engravidar. Estar muito abaixo ou muito acima do peso, uso de álcool em quantidades moderadas e pesadas e uso de cigarro piora muito a condição para engravidar das mulheres. Para os homens, cigarro, bebidas alcoólicas, uso de drogas e anabolizantes são extremamente danosos aos gametas.

Quer saber mais, agende um horário com sua ginecologista.