Contato: 31 99722-8640 / 31 3482-8002
Rua Gustavo Pena 44, Sala 402 | Horto, BH
Blog da Lau

Inseminação intrauterina

Categoria: Blog, Reprodução Assistida | Assuntos: Assuntos relacionados: | Postado em: 22 de fevereiro de 2017

Você conhece a inseminação intrauterina?

Este é um tipo de tratamento de reprodução assistida considerado de baixa complexidade. Ele é indicado para casais com alterações mais simples no sêmen ou ainda para tratamento na ausência do parceiro masculino.

No último caso, usa-se sêmen de banco de doadores. Aliás, está é uma opção para casais homoafetivos femininos, legalizada no Brasil.

O tratamento consiste em indução da ovulação na mulher que ficará grávida, com medicamentos orais e/ou injetáveis, e, acompanhamento do desenvolvimento dos folículos (mais de 2 e menos de 5) através da ultrassonografia endovaginal.

Quando acontece o amadurecimento dos folículos, promove-se a indução da ovulação com medicamentos. No dia da ovulação, o homem coleta o sêmen através de masturbação. Então, são escolhidos os melhores espermatozoides para serem injetados dentro do útero da mulher.

Este tratamento é indolor, menos invasivo e nos leva a taxas de gravidez próximas às taxas de um casal normal.

Em casais homoafetivos, o sêmen usado vem de banco de doadores anônimos e passa pelo mesmo processo de beneficiamento (escolha dos melhores).

Se você tem dúvidas quanto a questões de infertilidade, sempre procure a ajuda de um especialista, somente ele poderá indicar o tratamento mais adequado para você e seu parceiro(a).